terça-feira, 17 de agosto de 2010

Biografia Marilene Corrêa

Nascida no seringal Concórdia, no município de Carauari(AM),no Rio Juruá, Marilene Corrêa da Silva Freitas é a terceira dos 10 filhos de Maria Gertrudes e Antônio Francisco Corrêa da Silva. Educada e alfabetizada pela mãe que era professora, Marilene Corrêa concluiu o ensino elementar na escola local e aos 9 anos veio para Manaus, juntamente com toda a família, para prosseguir seus estudos no Colégio Brasileiro Pedro Silvestre(ginasial/ensino fundamental),fazendo o clássico(ensino médio), noColégio Amazonense Dom Pedro II . Casou-se aos 16 anos e logo após o término dos estudos do Ensino Médio ingressou na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no curso de Serviço Social. Enquanto universitária estagiou no Hospital Centro Psiquiátrico Eduardo Ribeiro, onde conheceu e pesquisou sobre a natureza sociológica que circundam a situação da doença psiquiátrica no Amazonas e fez a identificação desse público. Graduou-se em Serviço Social em 1975. Após esse período desenvolveu atividades profissionais no SESI até ingressar, através de concurso público, na UFAM como professora. Ao longo de sua vida sempre se manteve envolvida nas  discussões sociais, buscando melhorias trabalhistas, sociais e econômicas. Participou do processo criação e instalação de diversas entidades de classe, uma das quais está à criação da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (ADUA) e foi fundadora do Partido dos Trabalhadores (PT) no Amazonas, bandeira sob a qual milita até hoje. Desenvolveu projetos e programas sócio-econômicos, dirigidos a melhoria de qualidade de vida e à geração de renda e emprego das populações do Amazonas.Foi fundadora da CUT, da Associação dos Professores do Amazonas, do Fórum de Defesa dos Povos Indígenas e da Associação de Defesa dos Direitos Humanos no Amazonas; fez mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (1997),
e pós-doutoramento em Sociologia da Educação e  Relações Internacionais pela Universidade de Caen (França) e pela UNESCO em Paris; atualmente é
pesquisadora e professora de programas de mestrado e doutorado da UFAM e do INPA e Presidente da
Associação Francofona de Ciências da Educação, Sessão Brasileira. Implantou e dirigiu a Secretaria de Estado de Ciência e
Tecnologia de 2003 a 2007, foi vice-presidente regional norte do Fórum Nacional de Secretários de C,T&I, e Reitora da UEA de 2007 a março de 2010.
Atualmente é assessora do Ministério de Ciência e Tecnologia e do Ministério de Meio Ambiente para construção e avaliação de programas de C,T& I dirigidos ao desenvolvimento da Amazônia e do Brasil. 

É mãe de cinco filhos e autora dos livros:
1.
Paiz do Amazonas. 2. ed. Manaus: Valer, 2004. v. 1. 250 p.

2.
SILVA, M. C. . O Paiz do Amazonas. Manaus: Valer, 2004. v. 01. 277 p.

3.
SILVA, M. C. ; FREITAS, M. ; MARMOZ, L. . A ilusão da sustentabilidade. 1. ed. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas EDUA, 2003. v. 01. 324 p.

4.
 SILVA, M. C. . Metamorfoses da Amazônia. 01. ed. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2000. v. 1. 309 p.

5.
  FREITAS, M. ; SILVA, M. C. . Estudos da Amazônia Contemporânea: dimensões da globalização. 1. ed. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 2000. 308 p.

6.
SILVA, M. C. . O Paiz do Amazonas. 01. ed. Manaus: Editora da Universidade do Amazonas, 1996. v. 1. 227 p.

7.
SILVA, M. C. . A Questão Nacional e o Marxismo. 1. ed. São Paulo: Cortez, 1989. v. 30. 80 p.

Recebeu diversas homenagens e condecorações como Destaque do Ano em Educação, Rede Calderaro de Comunicação(2009); Medalha Professora Martha Falcão, Faculdade Martha Falcão.(2008); Medalha Rodolfho Valle, Câmara Municipal de Manaus(2008);Membro Honorário da Academia amazonense de Medicina, Academia Amazonense de Medicina(2008);Medalha do conhecimento: categoria gestor pesquisador, Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior.Medalha do Mérito Legislativo, Assembléia Legislativa do estado do Amazonas(2007); Medalha Mérito Educacional, Conselho Estadual de Educação(2007)
Membro do Conselho do CAPDA - CT Amazônia, representado o Governo do Estado, SUFRAMA (2006); Personalidade homenageada do Prêmio Samuel Benchimol, Ministério de Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (2006)
Diploma -08 de Março/Dia Internacional da Mulher, HEMOAM, Manaus. (2005);                                  Homenagem do Ministério do desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e o Ministério do desenvolvimento Social e Combate à Fome, MIDIC MDS.(2005); Medalha do mérito Universitário, Universidade federal do Amazonas(2004); Membro por notório Saber Conselho Científico do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá _ministério de Ciência e Tecnologia, MCT /IDSM.(2003)

Nenhum comentário:

Postar um comentário